Tue Aug 15 11:14:00 CDT 2017
Aberje produz vídeo sobre os "10 passos para uma concorrência legal"

 A Aberje produziu uma videorreportagem sobre os "10 passos para uma concorrência legal", conjunto de recomendações elaborado pela Abracom para auxiliar empresas e agências no momento da contratação de serviços e produtos de comunicação corporativa. A presidente do Conselho Diretivo da Abracom, Claudia Rondon, o diretor de Imagem e Reputação, Yacoff Sarkovas, e o diretor de Indicadores e Parâmetros de Mercado, Marcelo Diego, falam sobre as boas práticas nas concorrências. "São recomendação claras, objetivas e simples para qualquer processo de concorrência, não importa o tamanho, não importa se a empresa que vai contratar é grande ou pequena, ela pode seguir esses passos", afirma Claudia Rondon.
 

A Aberje também ouviu os responsáveis pelos setores de comunicação de grandes organizações sobre a iniciativa da Abracom. "Se nós queremos ter boas agências, nós primeiro temos de ser bons clientes", afirmou o diretor de Comunicação Corporativa da Arcos Dourados, David Grinberg. 
 

A campanha, lançada em junho, surgiu a partir de pesquisa realizada com a Abracom entre seus associados, em que foi perguntado quais eram os maiores problemas concorrenciais, na opinião de empresários do setor de comunicação corporativa. Na sondagem, 20% das empresas indicaram falta de briefings claros, enquanto 13% apontaram o uso de propostas apresentadas em concorrências sem remuneração e outros 11% disseram que sentem falta de feedbacks que indiquem, ao final do processo, os motivos pelos quais as agências ganharam ou perderam a conta.

 

Confira aqui o vídeo

 

 

10 passos para uma concorrência legal

 

1) Faça um briefing único e direto. Defina o escopo da proposta, deixando claras as necessidades de comunicação e seus objetivos.

2) Dê tratamento igualitário e imparcial aos participantes.

3) Apresente cronograma com prazos exequíveis de acordo com a complexidade do projeto.

4) Estabeleça e divulgue os critérios de avaliação técnica e comercial.

5) Avalie as competências a partir do portfólio e do perfil das lideranças das empresas concorrentes. A equipe de atendimento será contratada após a definição da agência vencedora.

6) Compartilhe as respostas aos questionamentos com todos os envolvidos.

7) Busque empresas que trabalham em conformidade com a legislação e verifique o regime de contratação da equipe.

8) Respeite os direitos autorais dos participantes

9) Garanta a transparência ao processo e divulgue os resultados 

 


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