CONSULTE NOSSA LISTA DE ASSOCIADOS

 
ver todos

*Paper - 4º Verso e Reverso da Comunicação Interna

Em sua quarta edição, o Verso e Reverso da Comunicação Interna, iniciativa de um Grupo de Agências filiadas à Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), com o apoio da ESPM, abordou a comunicação interna por um olhar curioso em direção ao futuro: Qual será o novo "Uber" da comunicação nos próximos anos? Para começar, é preciso avaliar o quanto nós, profissionais da comunicação, conseguimos nos colocar no futuro. Descubra apontamentos e reflexões interessantes sobre o tema neste material.

Clique aqui para fazer donwload do arquivo.


*Carta de Princípios Éticos da Abracom


A nova Carta de Princípios Éticos da entidade foi elaborada sob coordenação de Eugênio Bucci, professor da USP e da ESPM e colunista do Estadão, com participação de Paulo Nassar, da Aberje, Vera Brandimarte, do Valor Econômico, e outros integrantes do Conselho de Ética da instituição. A publicação se pauta por princípios que devem nortear a atuação de empresas, alinhados com a ideia de respeito à diversidade e zelo pelos valores de conduta moral em tempos de grandes crises corporativas.

Clique aqui para baixar o documento.


*Modelo de licitação e lista de produtos e serviços da Abracom orientam governos a contratar comunicação corporativa

A sociedade brasileira exige transparência de governos e instituições públicas. Os cidadãos querem informações precisas e a possibilidade de interagir com os gestores públicos para saber o que o governo faz pelo bem comum. Investir em comunicação é um preceito constitucional. E para que esse investimento seja bem feito, contratar empresas profissionalizadas e capazes de atender às demandas de comunicação é fundamental. Para orientar os gestores em todos os segmentos do setor público, a Abracom desenvolveu um completo modelo de edital de licitação para a contratação de produtos e serviços de comunicação corporativa. O edital foi construído em parceria com a equipe de profissionais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e já foi adotado como modelo em diversas concorrências recentes. Também foi construído um documento que lista os produtos e serviços disponíveis no mercado de comunicação corporativa e orienta os gestores sobre como montar uma cesta de produtos adequada às suas necessidades.

Para conhecer a lista de produtos, clique aqui. E para fazer o donwload do edital, clique neste link.



*Comunicação Interna em tempos de colaboração, transparência e velocidade da informação

 

Documento com registros do Grupo de Trabalho de Comunicação Interna da Abracom, incluindo artigos apresentados durante os encontros Verso e Reverso da Comunicação Interna, evento realizado pelo grupo anualmente. Finalizado em março de 2015, o paper traz conteúdo sobre tendências na Comunicação Interna, considerando três temas principais: colaboração, transparência e velocidade da informação.

Comunicação Interna em tempos de colaboração, transparência e velocidade da informação

 

*Guia de Serviços e Boas Práticas em Contratação de Comunicação Corporativa Abracom ABA

 
Desenvolvido em parceria da Abracom com a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), esta publicaçãoe levou mais de um ano e meio para ser finalizada. O Guia é dividido em cinco capítulos e traz conceitos sobre Comunicação Corporativa, apresenta critérios para definir os serviços necessários e a agência a contratar, além de orientar como conduzir a contratação e o acompanhamento do trabalho. No fim do material, há modelos de contratos e documentos que serão usados durante todo o processo.
 
Guia de Serviços e Boas Práticas em Contratação de Comunicação Corporativa
 
 
*Cadernos de Comunicação Organizacional
 
Os Cadernos de Comunicação Organizacional – CCO, da Abracom, são publicações de orientação ao mercado de comunicação corporativa. Elaborados a partir de estudos das práticas de mercado, os textos não têm como objetivo estabelecer regras. O download dos CCOs é livre para uso interno nas organizações, agências, governos e universidades. Solicitamos que citações do texto sejam creditadas e que publicações que contenham trechos dos cadernos nos sejam enviadas. A reprodução integral dos textos só será permitida mediante autorização prévia. Para informações, envie e-mail a contato@abracom.org.br.
 
1. Comunicar é preciso
 
2. Como escolher uma agência de Comunicação
 
3. Como entender a Comunicação Interna
 
4. Por que investir em Comunicação Interna
 
 
*Guia de boas práticas de comunicação em feiras e eventos
 
O guia foi criado com o intuito de colaborar com o processo de profissionalização de comunicação em eventos.
 
Boas Práticas de Comunicação
 

*Guia de boas práticas de mercado Abracom Pernambuco
 
O documento traz declarações de princípios do mercado de comunicação corporativa no Estado.
 
Guia Boas Práticas Pernambuco

 

 

Rua Pedroso Alvarenga, 584 - cj.51 Itaim Bibi - São Paulo/SP - CEP: 04531-004 - Telefone/Fax: (11) 3079-6839 / E-mail: contato@abracom.org.br

Cartello.Conectada com o seu negócio